quem somos
O PROJETO

O Publique-se é um mecanismo de busca que indexa milhares de processos judiciais e suas movimentações nos quais há políticos envolvidos como partes. Ao facilitar o acesso a provas, relatórios, comprovantes e documentos anexados a esse processos, nosso objetivo é ajudar repórteres em investigações jornalísticas sobre candidatos a cargos públicos.

ATUALIZAÇÃO

A base de documentos é atualizada semanalmente nos bancos de dados do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Também serão atualizados processos dos Tribunais de Justiça dos Estados, Tribunais Regionais Federais e ações civis públicas do Ministério Público do Trabalho (MPT).

TRANSPARÊNCIA

Ser citado em um processo não necessariamente significa que o político tenha participado de esquema de corrupção ou que tenha tido conduta reprovável. A transparência com relação a essas informações, no entanto, é passo importante para uma fiscalização mais ativa das instituições e dos agentes públicos por parte dos jornalistas e pesquisadores.
Os dados foram tratados para retirar processos judiciais de homônimos (pessoas com nomes iguais aos de políticos), mas sempre é importante a checagem e a verificação dessas informações antes da publicação de qualquer reportagem. Para ajudar na tarefa, o Publique-se sempre traz a url do processo junto ao resultado da pesquisa.

EQUIPE

A etapa atual do projeto foi idealizada pela Abraji e pela Transparência Internacional - Brasil, instituição que também financia a iniciativa. Também contamos com o apoio da empresa de inteligência jurídica Digesto.
Na primeira etapa, o projeto foi idealizado pela Abraji e executado em parceria com a Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ). Teve patrocínio do Instituto Betty e Jacob Lafer.
Participaram do desenvolvimento do projeto:
Daniel Bramatti, Marcelo Träsel e Cristina Zahar: criação e gestão (Abraji)
Nicole Verillo, Henrique Bronzoni, Benedito Sverberi e Bruno Brandão: criação e gestão (Transparência Internacional Brasil)
Reinaldo Chaves: coordenação
Juliana Fonteles, Karen Sagawa, Letícia Kleim e Lucas de Oliveira e Silva: análises jurídicas e checagens
André Assumpção: cientista de dados
Paulo Campos e equipe Studio Cubo Web: desenvolvimento
Agradecimentos: Fabiano Angélico e Tiago Mali

APOIO DE CHECADORES

O projeto Publique-se também só é possível por causa da colaboração espontânea de uma rede de checadores. Os processos que estão no nosso banco de dados são antes verificados para termos certeza que são processos de interesse público e que também tenham uma ou mais partes que são candidatos nas eleições de 2016, 2018 ou 2020, para evitar assim homônimos.
Agradecemos muito o esforço, talento e dedicação dessas pessoas.

Rosangela Lotfi
Ramana Reh Duarte
Tatiane da Costa Sampaio
Marina Iemini Atoji
Pedro Santos Teixeira
Márcia Heliane Bergo da Silva
Victor Augusto Tenório
Eduardo Ramos de Souza Filho
Guadalupe Carniel Monteiro